mini guirlanda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

mini guirlanda

Mensagem  Admin em Ter Set 24, 2013 9:37 am





 
Você vai precisar de:

  • Retalhos de EVA em cores variadas. Eu usei: pele, marrom com poá rosa, branco, vermelho e marrom terracota. Pedacinhos de rosa, amarelo, laranja, verde e vermelho com pintinhas para os detalhes.
 
• Fibra siliconada ou plumante • Tintas acrílicas, pincéis e caneta permanente • Cola instantânea • Régua, tesoura, tesoura de ponta curva e tesoura decorativa • Palha da Costa e tirinhas de tecido • Arame fino • Potinho com água e pano macio
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e imprima os moldes.
Cole sobre uma cartolina ou papel mais resistente e recorte com capricho.
Transfira os moldes para as placas de EVA nas cores que você preferir. Lembre de riscar com cuidado com o auxilio de um palito. Eu comecei pela casinha, no tom pele. Recortar as partes retas com estilete facilita!
Para recortar o coração no centro da casinha, use uma tesourinha de ponta curva.
Agora você vai começar o que muitas artesãs chamam deduplar a peça, ou seja, vai colar as bordas sobre outra placa, preencher e recortar.
Comece passando cola ao redor do coração (pelo “avesso” da peça, já que você vai colar sobre outro pedaço de EVA na mesma cor). Lembre de que quanto mais fininho for o fio de cola, mais delicado ficará seu trabalho.
Com o coração preso à placa, vá colando com cuidado as partes conforme eu destaquei com as setas vermelhas. A idéia é criar “vãos” que você vai rechear com a fibra.
Com a cola seca, vá colocando pequenas quantidades de fibra, sem apertar demais.
 
Algumas dicas “preciosas” para seu trabalho ficar perfeito:

  • use pouca cola
  • cole pequenas partes de cada vez
  • espere a cola secar antes de começar o preenchimento
  • deixe a casinha fofinha e nunca cheia demais
  • deixe para retocar os buraquinhos que abrirem no final, depois de recortar.
 
Sempre afaste a fibra das bordas para passar a cola. Colinha passada…, una as partes! Vá fazendo assim, aos poucos até completar a base.
Repita o mesmo processo do outro lado da casinha.
Agora, a plaquinha! Veja só que triste: comprei uma placa atoalhada e ela veio com defeito… Acontece! Para não perder o material, o jeito é usá-la do lado liso, né?
Pois bem, você vai cortar, ir enchendo aos pouquinhos com a fibra, colando, esperando secar, preenchendo até terminar. O mesmo vale para o telhadinho.
 
 
Veja, as peças vão ficar assim: cheinhas e prontas para serem recortadas e pintadas!
 
Daí você recorta e… surpresa: aparecem buraquinhos na peça. Nada de pânico, isso é super comum. Vamos resolver!
Peque um palitinho, molhe em uma gota de cola e, passe na abertura tomando o cuidado de, antes, afastar o “recheio”. Daí é só pressionar um pouco e fica tudo certo.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]Olha só, as partes preenchidas e recortadas.
Agora, vamos aos passos mais simples. Recortes as duas plaquinhas. Na maior, que vai embaixo, só fiz um recorte ondulado com a tesoura comum. A placa vermelhinha recortei com tesoura decorativa.
 
 
Aproveite e recorte as flores, folhas e coração que vão decorar a casinha. Para o miolo das flores usei um cortador de círculo, mas se você não tiver, dá para recortar com tesoura de ponta curva.
 
 
Hora de sombrear.
Na plaquinha vermelha, usei tinta marrom e pincel chanfrado para fazer o sombreado. Repeti o mesmo procedimento na placa marrom. Quer relembrar como fazer essa técnica?[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Para decorar a casinha, usei a técnica da chuva americana, com tom cerâmica.
Sombreie a plaquinha branca. Escolhi a cor camurça.
A casinha merece um capricho especial: sombreie as laterais (não há necessidade de sombrear o teto porque vamos colar o telhado sobre ele), sombreie o coração e, com um pincel de cerdas mais firmes, pinte a parte interna do recorte usando o mesmo tom.
 
Isso vai deixar seu acabamento mais bacana e esconder um pouco as prováveis imperfeições do recorte. Afinal, fazer recorte redondo e vazado numa peça com enchimento não é uma tarefa tão simples… Com paciência a gente chega lá!!
 
Olha como vai ficar bonitinha!
Na plaquinha vermelha escreva “Doce Lar”, ou o que você preferir. Usei caneta permanente 0,2mm e depois fiz bolinhas com tinta preta e pinta bolinhas No2.
Espere secar bem, porque essas bolinhas são doidas pra borrar!
 
 
Agora, vamos aprender a técnica de estufar recortes. É simples e dá um efeito muito bacana.
Coloque os recortes de flores e coração sobre a base do ferro de passar aquecido na temperatura para seda ou poliéster. Você vai notar que, primeiro o EVA gruda no ferro e, logo em seguida fica “estufadinho” e desprende sozinho. Assim que o EVA esfriar completamente, você vai perceber que o recorte ficou bem durinho. Está pronto para ser usado.
Use essa técnica com as flores, o coração e a plaquinha vermelha. Repare como elas perderam aquele aspecto “chapado” e ficaram côncavas!
Na hora de colar, passe só um fiozinho de cola bem nas pontinhas e fixe com delicadeza. Jamais cole ou aperte o centro das peças que você aqueceu com esta técnica, senão o efeito “some”!
Passe cola na parte superior da casinha e cole o telhadinho.
Escreva na placa branca usando a mesma técnica: caneta permanente fina e pinta bolinhas.
Cole as flores, as folhas e o coração (cola instantânea bem na beiradinha, sem pressionar) e veja como está ficando bonita sua casinha!
Enrole uns 15 cm de arame fininho num cabo de pincel para fazer um espiral. Faça isso duas vezes.
Centralize os arames enrolados na parte de trás da casinha e cole entre a casinha e a placa marrom, como você vê na foto.
Para prender a placa de “Bem Vindo”, eu cortei uma tira de EVA vermelho, colei uma extremidade no telhado, outra na placa. Colei também uma fitinha vermelha para podermos pendurar a peça.
Para deixar a decoração mais caprichada, colei lacinhos de tecido xadrez nos arames e outro laço de palha da Costa perto do telhado.
E… tudo pronto!!!
 
Sua casinha ficou charmosa, pronta para dar as boas vindas a quem chegar ao seu lar. E você fez tudo isso rapidinho, usando poucos materiais e gastando alguns reais!
Legal, né? Agora é só começar.
créditos - vila do artesao

Admin
Admin

Mensagens : 1226
Data de inscrição : 15/03/2012

Ver perfil do usuário http://artesanatonarede.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum